QUEM SOMOS

1 - HISTÓRICO - COMO SURGIU A ASSOCIAÇÃO


Sensibilizados com a situação precária em que se encontrava o Hospital de Clíniacas da UFTM, várias pessoas da sociedade uberabense e da diretoria da UFTM se juntaram para colocar seus serviços à disposição de uma causa nobre: ajudar o Hospital de Clínicas que é a única instituição com condições de salvar vidas das pessoas carentes da nossa região. Surgiu idéia de se fundar uma Associação, cujo objetivo, é de assistência social, contribuindo para o programa de humanização do Hospital de Clínicas, através de atividades administrativas e operacionais, por intermédio de um corpo de voluntariado, devidamente capacitado para tal, na forma da legislação em vigor.


O hospital de Clínicas atende atualmente a 405 cidades de 14 estados. A maioria proveniente de 69 cidades da região, das quais o Hospital Escola da UFTM é a única referência para os 27 municípios da Diretoria Regional de Saúde, e referência complementar de duas outras Diretorias de Regionais de Saúde da região. Esta ampla cobertura compreende desde portadores de malária grave (oriundos da Amazônia), de esquistossomose e leishmaniose, e acidentados graves resgatados de rodovias da região, procedentes das mais diversas cidades e estados do país.


Em 2002, ano que o Hospital Escola passou grande dificuldade financeira, atendeu 346. 895 pacientes em suas enfermarias, ambulatório, UTI’s, Centro de Reabilitação, etc. Estes atendimentos são em parte à pacientes de baixa renda, que tem apenas o Hospital Escola para fazer tratamento de saúde, mas a falta de medicação, alimentação, roupa de cama, manutenção de aparelhos e do próprio prédio torna impossível dar atendimento de qualidade que o ser humano merece.

 

2- DATA DA FUNDAÇÃO


A Associação dos Voluntários do Hospital de Clínicas foi fundada, no dia 03.12.2002, e seu Estatuto, bem como Ata de Fundação foram devidamente registrados em 05.05.2003, no 2º Tabelionato de Notas da Comarca de Uberaba-MG, no Livro B, do Registro Integral de Títulos e Documentos e Outros Papéis, sob o nº 5l.034.


Foram  fundadores da associação: Sandra Abadia Gomes de Andrade, Ivete Silva, Virgilio José Lemos Abreu, Dale Fonseca e Silva Nunes, Márcia Helena Pereira Resende, Sandra Regina Alves Mio Morlin, Leda Brasileiro Teixeira Vale, Maria Helena Vaz Frange Miziara, Maria Luiza Rezende Rossi, Vera Lúcia Esteves dos Reis Fugikaha, Dr.  Edson Luiz Fernandes, Maria Justina Leal de Sousa, Ilza Helena Rodrigues da Cunha Resende, Maria Odécia Cruvinel Ribeiro Tomaim, Vera Lúcia Prata Misiara, Dr. Helio Moraes de Sousa, Elina Oliveira Cardoso Ramos e Maria Alvina Cruvinel Cantuária.


3 – SITUAÇAO LEGAL ATUAL


A instituição já possui Utilidade Pública Municipal e Estadual e Federal.





Compartilhe:​