Nossos Projetos

PROJETOS DESENVOLVIDOS DENTRO DO HOSPITAL DE CLÍNICAS



 

 

Objetivo:


• Manter corpo de voluntariado nas Portarias do Hospital

- Portaria Central,

- Pronto Socorro

- Ginecologia e Obstetrícia

- Ambulatório Maria da Glória

- Pediatria/Funepu

- Provas funcionais

• Colaborando nos atendimentos  autorizados pelos técnicos

• Servir como elo entre o paciente e seus familiares e entre os familiares e a equipe de atendimento (médicos, enfermeiros, etc.)

 

________________________________________________________________________________________________________________


 

Objetivo:


• Minimizar  o sofrimento dos pacientes, tornando mais humano  o tempo de internação, por intermédio da ocupação do tempo livre, em sala específica,  com atividades tais como: jogos, TV, apresentação de filmes e leituras.


_________________________________________________________________________________________________________________________  

 

Objetivo:

 

• Este projeto tem como objetivo alimentar os pacientes carentes e seus acompanhantes que fazem tratamento ou vem para uma consulta em dias agendados em vários setores do Ambulatório Maria da Glória, Funepu e Centro de Reabilitação.

• Amenizar o longo tempo de espera da consulta nesses setores, tais como: 

- Pediatria, 

- Ortopedia Infantil,

- Setor de Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia,

- Hematologia,

- Quimioterapia e Radioterapia,

- Endoscopia,

- Centro de Reabilitação,

- Oftalmologia



Gotas de Amor arrecadação


Objetivo:


Buscar parcerias com supermercados da cidade para arrecadar leite, bolachas de "maisena" ou salgadas, margarina, achocolatado, guardanapos, copos descartáveis para alimentar nossos pacientes carentes. 


___________________________________________________________________________________________________________________________

 



Objetivo:


• Promover  e resgatar a autoestima dos pacientes,  através  da  realização  de  trabalhos de  corte  de cabelo, unhas dos pés e das mãos,

• Fazer a barba, acertar o  bigode e sobrancelhas ou mesmo simplesmente penteando os cabelos e passando uma colônia ou hidratante corporal.

• Doar kits contendo sabonete, pasta dental, escova de dente, pente aos pacientes internados, que por algum motivo não possuem estes itens.

• Fazer parceria com farmácias e drogarias para coletar esses itens que são entregues semanalmente ao paciente.


_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Mãos Votoriosas

 

Objetivo:

 

• Distrair as crianças internadas fazendo atividades lúdicas, tais como pintura, desenho, filmes, ouvir histórias pelo nosso contador de história. • Proporcionarr as mães a oportunidade de aprender e confeccionar trabalhos artesanais como enfeite para geladeira, colares, brincos, prendedores de cabelo, bordados, ponto cruz, etc.



Mãos Votoriosas - Quimioterapia e Radioterapia


• Apoiar as crianças portadoras de Câncer e Leucemia, oferecendo: Amor.

 Tornar sua internação ou tratamento mais humano fazendo-as participar de todas as comemorações como a páscoa, natal, dia das mães, dia dos pais, etc. 

• Distribuir lanches pra as crianças e acompanhantes.

• Alegrar os momentos com os voluntários fantasiados de Palhaços, Papai Noel, Coelho da Páscoa, Minnie e Mickey.

Considerações:

 Tudo é possível graças aos voluntários que apoiam e contribuem com doações para essas comemorações apesar de só abranger uma parcela do Hospital. Há sempre uma grande demanda pois são atendidos pacientes vindos de todas as partes do Brasil.


______________________________________________________________________________________________________________________

 

Objetivo:

 

• Promover ações que tragam alegria e bem-estar aos pacientes internados, por intermédio de comemorações de datas significativas, tais como: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Criança e Natal. Todas as lembranças doadas aos pacientes internados são confeccionadas na sede da AVHC e distribuídas na semana da data comemorativa.


Resultados alcançados durante o ano: Comemoradas dentro do Hospital de Clínicas todas as datas acima, com a doação de lembranças alusivas às datas, a todos os pacientes internados.


____________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Objetivo:

 

• Levar aos pacientes internados conforto através da música, tornando o ambiente descontraído.

• Os  funcionários colaboram e participam facilitando o acesso aos leitos, tornando mais humano o relacionamento entre todos​No final da música são entregues sapatinhos de lã aos pacientes internados.


__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

PROJETOS DESENVOLVIDOS NA SEDE DA ASSOCIAÇÃO E QUE TAMBÉM BENEFICIAM OS PACIENTES DO HOSPITAL DE CLÍNICAS:


PROJETO MÃOS SOLIDÁRIAS

Envolve quatro projetos, desenvolvidos em dias diferentes e equipes de voluntários também.




 

Objetivo:

 

• O projeto Retalhos de Carinho / Enxovais Ginecologia e Obstetrícia, propõe  humanizar o tempo de internação das gestantes em situação de risco, com o ensino alguns trabalhos manuais desenvolvidos por nossas voluntárias, tais como enfeites de portas, lembrancinhas de bebê, tiaras, necessaire, sacolas, carrinho, abajur. O material utilizado são retalhos de tecido que formam fuxicos, retalhos de EVA, sobras de lã e linha que também são utilizados para complementar. 

• É executado no Setor de Obstetrícia, sendo suas atividades aprovadas pela equipe médica ou  de enfermagem.

• O resultado desse aprendizado é positivo de forma imediata, pois as gestantes tranquilizadas, também ganham alta mais cedo, muitas despertam o empreendedorismo e são motivadas a continuar o trabalho em casa gerando renda para a família.


____________________________________________________________________________________________________________________________

 

Fábrica de Fraldas


A fábrica de fraldas infantil e adulto tem como objetivo amenizar a preocupação do paciente carente que recebe alta e tem a necessidade do uso contínuo sem condições fincanceiras mediata para aquisição.


___________________________________________________________________________________________________________________________________________


Enxoval


O enxoval entregue às pacientes trazem a tranquilidade do acréscimo ao enxoval do bebê. Em muitos casos são as únicas peças que são usadas inicialmente.


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

Objetivo:


• O bazar é formado por voluntárias capazes de ceder seu tempo e experiências artesanais para ajudar a arrecadar fundos necessários para nossos gastos com os pacientes carentes.

• Confeccionam belas peças produzidas por voluntários como toalhas para lavabo já embaladas para presentes, toalhas de mesa com vários tamanhos e estampas, toalhas de banho, aventais femininos e masculinos, porta lenço de papel, jogos americanos, porta guardanapo, cobre jarras, agulheiros, etc.


_____________________________________________________________________________________________________________________________


 

Objetivo:


• Vender roupas, calçados, bolsas , bijuterias, dentre outros, usadas ou não, que nos são doadas e com os recursos arrecadados atender as demandas sociais vindas do Hospital.

• Atender necessidades dos pacientes, e seus familiares, com doação de Kits de Roupas . Muitos pacientes ao receberem a alta não possuem roupas para deixar o hospital, ou mesmo pacientes de outras cidades que chegam acidentadas ou chegam para apenas uma consulta e não trazem roupas e muitas vezes ficam internadas por muitos dias, não estando preparadas para tal. Nestas situações este projeto atende prontamente, fornecendo roupas tanto para crianças como para adultos.


_______________________________________________________________________________________________________________________________


Projeto CODAU